Descentralização em Moçambique e modernização da gestão de municípios com novas tecnologias

Um empreendedor tecnológico Moçambicano  está a procurar e a desenvolver soluções tecnológicas para o sector de abastecimento de água e saneamento em Moçambique.

Esta é uma área em que irá enfrentar, certamente, muitos obstáculos mas, o mais importante é não desistir, procurar percebe-los e avaliar se vale apena gastar energia para removê-los ou contorná-los, mas nunca perder o foco.

O empreendedor tecnológico trabalha arduamente para que o seu sonho,  se materialize.

As parcerias que se conseguir estabelecer, não importam que sejam com Município da oposição ou do partido no poder, o que importa e muito é o fim último, que é resolver os problemas da população.

Para os técnicos não pode haver cores políticas quando se trata de explorar as soluções tecnológicas ao benefício da população. Por isso o empreendedor tecnológico Moçambicano vai continuar a trabalhar com todas “parcerias” possíveis para o bem da população, incluindo Municípios da oposição, apesar do custo político que isso possa eventualmente ter.

Para maximizar as possibilidades de conseguir “parcerias com Municípios” para a implementação  de suas inovações tecnológicas, o empreendedor tecnológico Moçambicano, decidiu  focar-se em soluções para os Municípios – Modernização da Gestão de sistemas de saneamento e drenagem para assegurar o seu pleno funcionamento.

Soluções de engenharia sanitária moderna , tirando proveito dos mais recentes avanços tecnológicos na “Internet das coisas industrial” (IIoT), Inteligencia Artificial Industrial e novos materiais e métodos de construção como a impressão em 3D e 4D é onde há “reais” possibilidades – de adopção de inovações tecnológicas que visem a garantia de qualidade na prestação dos serviços públicos e na sua gestão – mediante novos modelos de negocio como a servitização

Implementar sistemas de saneamento básico nos Municípios com uma gestão moderna e recuperação de água de esgoto e de drenagem pluvial

Tratamento de Águas de Drenagem, águas cinzas e águas negras para permitir o reaproveitamento das águas que seriam encaminhadas para rios, após passarem por estações de tratamento.

Digitalização do Saneamento (Modernização)

  • Transformação em saneamento inteligente, escalável e aspiracional para todos

Problema de Saneamento é problema de “qualidade de hardware” – Sanitation is a hardware problem

No decurso do seu desenvolvimento, Moçambique está a passar por um processo de urbanização crescente.

A população residente nas 23 cidades, 68 vilas e nas demais sedes distritais de carácter rural, era de 7 milhões de habitantes em 2007, prevendo-se um ritmo anual de crescimento de 3.5%, nos próximos anos.

Por causa da fraca atractividade dos centros urbanos secundários, estima-se que em 2025, 6.3 milhões de pessoas, ou seja 52% de uma população urbana de 12,5 milhões, e 21% da população nacional, viverá nas 12 cidades de mais de 250.000 habitantes. Isto representa sensivelmente uma duplicação do número de residentes urbanos, sendo que cerca de três quartos destes viverá nas zonas periféricas, em condições precárias de habitação, abastecimento de água, saneamento e higiene.

Com a efectivação do acordo para descentralização   há esperança de que algo poderá mudar no actual cenário no sentido de favorecer a “adopção de inovações tecnologicas pelos municípios ou governos locais” para o bem da população.

Em um mundo no qual as demandas por água doce aumentam de forma contínua, e onde os já limitados recursos hídricos sofrem cada vez mais a pressão pela sobre-exploração, pela poluição e pela mudança climática, negligenciar as oportunidades que decorrem de uma melhor gestão das águas residuais é simplesmente inconcebível no contexto de uma economia circular.

Autor: Abel Viageiroempreendedor exponencial 

Segundo Steven Kotler, um empreendedor exponencial é alguém que utiliza e se baseia em tecnologia de aceleração exponencial para desenvolver um negócio startup. Estes empreendedores usam tecnologias como as de sensores de rede da internet das coisas (IoT), inteligência artificial (AI), robótica, biologia sintética e impressões 3D para gerar curvas de crescimento exponencial em seus negócios Startups. Além disso, eles usam ferramentas psicológicas exponenciais, ou seja, maneiras de pensar em escala, estados de fluxo e outras coisas que permitem aos empreendedores ampliarem seu jogo mental. Tais empreendedores também usam o poder exponencial das multidões, com crowdsourcingcrowdfunding e construção de comunidades, que permitem o acesso ao capital e a experiência para que realmente aumentem o crescimento mais do que nunca. Somadas estas três abordagens exponenciais fazem toda a diferença.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *