Os desafios do sector de água e saneamento em Moçambique são numerosos e complexos – o empreendedor tecnológico Abel Viageiro garante – “temos condições de modernizar a gestão dos sistemas do Rovuma ao Maputo” – a resistência a mudança será o maior impedimento.
As mudanças políticas e a descentralização apresentam uma esperança no fundo do túnel – para o sector de água também mudar.
Um quadro político coerente para a descentralização necessitaria de reconhecer a importância estratégica da água: para Agricultura (70%), industria (20%), consumo humano (10%) – se esta questão não for acautelada, o desenvolvimento inclusivo de Moçambique estará comprometido.
Pode-se correr o risco de “quem estiver no poder central” sabotar “o nível local” – essa é a situação que agravou a crise de água na cidade de cabo – apesar de terem investido em tecnologias para “gestão da demanda” – as desigualdades e o facto de “estar numa província que oficialmente é governado pela oposição” pesou muito – na sabotagem dos planos que poderiam ter ajudado no enfrentamento da crise a tempo. (This is Africa)

Cape Town’s water crisis: driven by politics more than drought
The Western Cape is the only province in the country run by the official opposition party, the Democratic Alliance. South Africa’s ruling African National Congress runs the rest. This means that the relationship between national government and the Western Cape is complicated, as the water crisis shows.
Como é que nossos dirigentes e gestores da coisa Pública não estão a pensar nisso?
Autor: Abel Viageiro, empreendedor exponencial
Segundo Steven Kotler, um empreendedor exponencial é alguém que utiliza e se baseia em tecnologia de aceleração exponencial para desenvolver um negócio startup. Estes empreendedores usam tecnologias como as de sensores de rede da internet das coisas (IoT), inteligência artificial (AI), robótica, biologia sintética e impressões 3D para gerar curvas de crescimento exponencial em seus negócios Startups. Além disso, eles usam ferramentas psicológicas exponenciais, ou seja, maneiras de pensar em escala, estados de fluxo e outras coisas que permitem aos empreendedores ampliarem seu jogo mental. Tais empreendedores também usam o poder exponencial das multidões, com crowdsourcing, crowdfunding e construção de comunidades, que permitem o acesso ao capital e a experiência para que realmente aumentem o crescimento mais do que nunca. Somadas estas três abordagens exponenciais fazem toda a diferença.